terça-feira, 1 de outubro de 2013

O que nunca contaram a você sobre bolha imobiliária

BOLHA IMOBILIÁRIA?

bolha imobiliária

RECENTEMENTE O ECONOMISTA AMERICANO ROBERT SCHILLER EM DECLARAÇÕES VEICULADAS NA IMPRENSA BRASILEIRA FOI CATEGÓRICO EM AFIRMAR QUE O MERCADO IMOBILIÁRIO BRASILEIRO ENCONTRAVA-SE EM UM PROCESSO DE POSSÍVEL FORMAÇÃO DE BOLHA IMOBILIÁRIA.
MAS AFINAL DE CONTAS QUAIS OS SINAIS QUE EFETIVAMENTE CARACTERIZAM A POSSÍVEL FORMAÇÃO DE BOLHA IMOBILIÁRIA? OS ECONOMISTAS CONCORDAM QUE É PRECISO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO ALGUNS FATORES E EXAMINAR CASO A CASO CADA PAÍS.
NESSE SENTIDO, NÃO BASTA TÃO SOMENTE AFIRMAR QUE EXISTE UMA BOLHA POR CAUSA DA ESCALADA DE PREÇOS VERIFICADA NOS ÚLTIMOS ANOS NOS PREÇOS DOS IMÓVEIS, É PRECISO TAMBÉM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO SE EXISTEM OUTROS FATORES DE ORDEM ESTRUTURAL COMO O EXCESSO DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO IRRESPONSÁVEL E A PRESSÃO DE CUSTOS DOS INSUMOS DA CONSTRUÇÃO E FATORES PSICOLÓGICOS DE MERCADO, COMO POR EXEMPLO, A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA.    
MUITO DESSE ALARMISMO GERADO DEVE-SE AO FATO RECENTE OBSERVADO NO MERCADO IMOBILIÁRIO NORTE-AMERICANO COM A CRISE DAS HIPOTECAS. O QUE ACONTECEU LÁ? LÁ, ANTES DA CRISE, O CONSUMIDOR AMERICANO ALÉM DE SER INCENTIVADO PELOS BANCOS A ADQUIRIR ESTE CRÉDITO PODIA FINANCIAR ATÉ 100% O VALOR DO IMÓVEL!!! OU SEJA, OS BANCOS AMERICANOS NÃO FAZIAM UMA ANÁLISE CADASTRAL PARA AVERIGUAR A CAPACIDADE DE PAGAMENTO DO ADQUIRENTE POIS ACREDITAVAM QUE A VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL COBRIRIA TODOS OS POSSÍVEIS CUSTOS DE UMA INADIMPLÊNCIA. OUTRO AGRAVANTE ERA QUE CADA AMERICANO PODERIA PEGAR A QUANTIDADE DE FINANCIAMENTOS QUE QUISESSE. ERA A FESTA DO CRÉDITO IRRESPONSÁVEL!!! CHEGOU UMA HORA QUE O PRÓPRIO SISTEMA NÃO SUPORTOU E TEVE QUE COBRAR A CONTA.
MUITOS ECONOMISTAS SÃO UNÂNIMES EM AFIRMAR QUE, NESSE SENTIDO, O SISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO É MUITO MAIS SELETIVO E SAUDÁVEL QUE O AMERICANO, EMBORA EXISTAM OS SINAIS DE ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA E A PRESSÃO INFLACIONÁRIA DOS CUSTOS DOS INSUMOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. 
NOS ESTADOS UNIDOS, QUANDO A CRISE CHEGOU, OS PREÇOS DOS IMÓVEIS DESPENCARAM DRASTICAMENTE, AO PASSO QUE, O QUE SE NOTA  NO BRASIL É QUE HOUVE UMA QUEDA E UMA ESTABILIZAÇÃO DESTES PREÇOS, FATO QUE NÃO CARACTERIZA O IMPACTO GERADO POR UMA BOLHA IMOBILIÁRIA.
PORTANTO, CARO(A) LEITOR(A) VOCÊ DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO AGORA O QUE ESTÁ ACONTECENDO ENTÃO? MUITAS SÃO AS EXPLICAÇÕES PARA ESTE MOVIMENTO DE PREÇOS, PORÉM A MAIS COMUM É QUE ESTÁ EXISTINDO UM AJUSTE DA DESVALORIZAÇÃO OCORRIDA NOS ANOS DE INFLAÇÃO ALTA NOS PREÇOS DESTES IMÓVEIS E QUE AGORA O MERCADO "ENTENDEU" QUE ESTE AJUSTE JÁ FOI FEITO BARRANDO EM PARTE O MOVIMENTO ESPECULATIVO. 
LOGO, FALAR DE BOLHA IMOBILIÁRIA NO BRASIL AINDA É MUITO PREMATURO, NÃO DÁ PARA DIZER ISSO EMBORA OS ALARMISTAS DE PLANTÃO AFIRMEM O CONTRÁRIO.