segunda-feira, 16 de setembro de 2013

lar doce lar high tech

Construção High Tech


lar high tech


Com a evolução dos tempos a escassez de mão de obra e recursos naturais, tem levado a uma crescente industrialização do processo construtivo, fazendo com que a utilização de materiais de alta tecnologia se torne constante.
A automação e a conectividade tem criado um leque imenso de possibilidades. Com o mesmo aparelho usado para fazer ligações telefônicas, ouvir música, enviar mensagens de texto e acessar a internet pode virar o controle remoto universal da sua casa. Mas, se você não quiser usar seu celular, pode carregar uma versão sem fio do interruptor de parede clássico, que passa a funcionar em qualquer lugar e em qualquer cômodo. Na casa "high-tech", computadores passam a controlar automaticamente funções como iluminação, temperatura, som, televisão, câmeras de segurança e até o aquecimento da banheira de hidromassagem. Tudo a quilômetros de distância.

O segmento da iluminação vem apresentando equipamentos de alta eficiência, e com uma versatilidade incrível. Imagine trocar todas as lâmpadas de sua casa ou escritório por pequenos LEDs, iguais àqueles que brilham nos computadores e aparelhos eletrônicos, e ter seu ambiente iluminado por uma lâmpada que gasta um mínimo de energia e dura quase indefinidamente.

Temos o hábito de associar alta tecnologia a sistemas eletrônicos, porém os avanços em outras áreas não podem ser deixados de lado. Podemos citar os estudos em nanotecnologia, que tem criado uma evolução notável e vários segmentos, como a criação de argamassas auto nivelantes, aditivos acrílicos específicos, entre outros.

Os sistemas construtivos Dry-wall e Steel Frame, vêm ganhando adeptos com muita velocidade, com tendência a se tornar o mais utilizado, substituindo o processo artesanal. A evolução nos materiais empregados é notável. Podemos citar como exemplo, as placas de fechamento, que passam por processos avançados e as conferem características de alta impermeabilidade e durabilidade. Outro material a destacar são os adesivos utilizados no tratamento de juntas, que apresentam características químicas muito singulares, fazendo com que a olho nu seja pouco provável que se identifique as juntas após a pintura.

Outro interessante advento da tecnologia, é a impressão digital, que pode ser encontrada em vários segmentos da indústria. As fábricas de cerâmicas e porcelanatos que adotam essa tecnologia apresentam produtos que representam pedras raras, madeira e outros materiais, com uma fidelidade impressionante. Também no segmento de alumínio este sistema produz perfis com pintura que confere ao mesmo aspecto de madeira. O resultado do material aplicado é surpreendente.

Madeiras plásticas, frutos da reciclagem de materiais plásticos descartados da indústria vem substituindo a natural com varias vantagens, cuja principal a destacar é a durabilidade e ausência de manutenção. São aplicadas em decks, bancos, pergolados, etc.

Entre os equipamentos que podemos citar também figuram Aspiração central, sistema autônomos de produção de energia eólica e placas fotovoltaicas, pinturas acrílicas laváveis e bactericidas, vidros insulados ou com películas de alto desempenho.

A casa do futuro é um agrupamento tecnológico concebido com o objetivo de facilitar a vida quotidiana.O grande desafio é construir poupando o máximo de recursos, intervindo o mínimo na natureza e tendo uma construção durável com baixa manutenção. Dessa forma, a tecnologia vem de encontro a estas necessidades.

Fonte : paulobellato.com.br