quinta-feira, 19 de setembro de 2013

como envelhecer com qualidade

envelhecer com qualidade


Mudar estilo de vida trava envelhecimento

Uma dieta vegetariana acompanhada por um rigoroso programa de exercício físico, ioga e meditação travou o envelhecimento celular de dez homens. 

O impacto de uma profunda mudança de estilo de vida no combate ao envelhecimento foi comprovado por um estudo da Universidade da Califórnia, hoje divulgado na publicação científica "Lancet Oncology".

Os resultados são significativos pois mostram mesmo uma inversão do processo, embora tenham por base uma reduzida amostragem e os especialistas advirtam que são necessários mais dados para conclusões mais firmes.

O estudo teve por base na observação de 35 homens, 10 dos quais efetuaram a profunda alteração de estilo de vida, que consistiu na adoção de uma dieta vegetariana e de um rigoroso programa de exercício físico, complementado por técnicas de relaxação como ioga e meditação.

Ao fim de cinco anos, os cientistas constataram significativas diferenças entre os dois grupos quanto ao envelhecimento celular em termos genéticos.





A informação genética protegida pelos telómeros 





As mudanças foram detetadas nas cápsulas protetoras situadas na ponta dos cromossomas chamadas telómeros.

Os telómeros protegem a perda de informação genética durante a divisão celular, mas à medida que se envelhece e as células se dividem os telómeros vão ficando mais pequenos, enfraquecendo a integridade da estrutura e levando a que as células parem de dividir-se e morram.

No grupo dos que adotaram o novo estilo de vida, os telómeros aumentaram em média 10%, enquanto nos restantes foi registrado uma diminuição média de 3%.

Entre os problemas relacionadas com o envelhecimento e a diminuição dos telómeros surgem doenças cardíacas e diversos tipos de cancro.


fonte : site expresso.sapo.pt