segunda-feira, 23 de setembro de 2013

aplicativos favorecem mercado imobiliário

Aplicativos dão novo gás às vendas no mercado imobiliário.


Novos softwares aprimoram controle dos empreendimentos e estimulam interesse do cliente.




tecnologia no mercado imobiliário



O bom momento da construção civil e do mercado imobiliário no país tem estimulado o desenvolvimento de produtos tecnológicos voltados para os setores de marketing, de gestão e de administração de obras e projetos em imobiliárias, construtoras e escritórios de arquitetura e decoração. Os novos softwares aprimoram o controle dos empreendimentos e estimulam o interesse do cliente em fechar o negócio.

O diretor da Ledcorp, empresa especializada em mobilidade e inteligência corporativa, José Lúcio Balbi de Mello, explica que o aumento na demanda em imobiliárias e construtoras traz um consumidor ainda mais exigente no momento da compra. 

Para conquistar e fidelizar clientes em um mercado aquecido e competitivo, é necessário apresentar inovações tecnológicas que agilizem e facilitem a vida do cliente e que gerem maior segurança. Uma ferramenta existente no mercado é o Ledcorp Mobile Radar, que possibilita otimizar e direcionar a busca pelo imóvel perfeito de acordo com as necessidades e o perfil do comprador. 

Como é na prática 


A rede de imobiliárias cadastra ou importa no aplicativo todos os empreendimentos disponíveis com suas especificações técnicas, como número de cômodos, vagas de garagem, área de lazer, valores, fotos e contato. Os dados são acessados por meio do dispositivo móvel que, além de realizar a busca pelo imóvel, pode delimitar também a região e as características do local desejado. 

“Quando algum imóvel estiver dentro do perfil procurado pelo cliente, o sistema automaticamente envia uma mensagem pelo próprio aplicativo, sem custo para o comprador ou para a imobiliária, avisando que o local está dentro do padrão desejado. Outra possibilidade do produto é agendar uma visita ao imóvel, pelo próprio celular, com o corretor responsável. Ao fim da visita, o locador/comprador pode avaliar o local visitado”, explica Mello. 

“O Ledcorp Mobile Radar simplifica o processo da busca pelo imóvel, evita a maratona de visitas em imóveis não enquadrados no perfil e aumenta a probabilidade de atender o interesse do comprador”, completa ele.  

Também direcionado para redes imobiliárias e construtoras, o LedcopMidia é uma plataforma na qual o comprador navega com um simples deslizar de mãos, através de gestos na frente de uma tela de TV interativa, pelos cômodos do imóvel com imagens reais em 3D. 

A perspectiva é de estar pessoalmente dentro do imóvel, caminhando pelos cômodos, muito útil para empreendimentos na planta ou em fase de construção. 

“Caso o imóvel já esteja pronto, a imobiliária pode colocar um catálogo de fotos sendo exibido como um slide show. Essa ferramenta é interativa e tem o objetivo de aproximar o comprador do seu futuro lar, dando uma visão mais realista do imóvel e, claro, chamar a atenção para a ação de marketing”, pontua o diretor. 

tecnologia no mercado imobiliário


Mão duplaClientes e corretores são beneficiados


Segundo Carlos Samuel de Oliveira Freitas, advogado e diretor de condomínios e jurídico da Imobiliária Primar Administradora de Bens, cerca de 80% dos clientes começam a busca pela web. “Hoje, cerca de 15% das negociações via web se transformam em vendas”, diz Freitas, que, ainda assim, faz questão de exaltar a importância do corretor. 

Embora a internet seja um facilitador para a busca e demais informações sobre imóveis, é o profissional especializado quem vai apresentar dados técnicos e construir um relacionamento de confiança com o cliente. 

“Aspectos de confiabilidade técnica, questões sobre a documentação e sobre a valorização do imóvel, quando explicadas por um bom corretor, deixam o cliente mais confiante, e essa é uma relação impossível de ser feita por uma máquina – e uma parte fundamental para que a venda se concretize”, exalta o especialista.

tecnologia no mercado imobiliário

O exemplo da Tecnisa


Sistema permite comparação de imóveis
A Tecnisa está ampliando o “ecossistema” digital da empresa a serviço dos consumidores com um novo aplicativo para tablet. Criado para as plataformas IOS (Apple) e Android, ele traz as funcionalidades do site da companhia aliadas a serviços exclusivos, disponível para download pelo www.tecnisa.com.br/tablet.

O aplicativo permite ao usuário encontrar imóveis por proximidade, endereço ou por comércios e serviços de acordo com a necessidade – como empreendimentos próximos a farmácias, padarias, entre outros. A geolocalização também permite traçar rotas para chegar ao imóvel escolhido e cadastrar estabelecimentos menores, como um pet shop ou restaurante. 

“É uma ferramenta tanto para quem já é cliente Tecnisa, como para quem está iniciando a busca pelo primeiro imóvel, porque traz informações sobre produtos, acompanhamento de obras, guia de documentação e serviços, bem como a possibilidade de cadastrar imóveis de seu interesse, sendo uma ferramenta de auxílio nessa complexa e importante tomada de decisão de compra”, explica Denilson Novelli, gerente de E-business da Tecnisa.

fonte : site otempo.com.br