terça-feira, 12 de março de 2013

Quando O Assunto é Imóvel Prevenir É Melhor Que Remediar


RECENTEMENTE OS BRASILEIROS ASSISTIRAM ESTARRECIDOS PELA TELEVISÃO AS NOTÍCIAS SOBRE O DRAMA VIVIDO PELAS FAMÍLIAS E JOVENS QUE SUCUMBIRAM NO TRÁGICO INCÊNDIO DA BOATE KISS NA  CIDADE DE SANTA MARIA NO RIO GRANDE DO SUL. 
NAQUELE MOMENTO, FICARAM ABERTAS AS FERIDAS CAUSADAS PELA NEGLIGÊNCIA PELO DESCASO E PELA CORRUPÇÃO DE MUITAS PESSOAS E INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS NAQUELE TRISTE EPISÓDIO. 
NÃO EXISTEM ESTATÍSTICAS SOBRE OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIOS NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS, MAS, NO MUNDO, ATUALMENTE SABE-SE QUE EXISTE UMA PROBABILIDADE MAIOR DELAS ACONTECEREM EM REGIÕES MAIS DENSAMENTE POVOADAS. 
É CLARO QUE EXISTEM OUTRAS VARIÁVEIS EM TORNO DESTE TEMA QUE INFLUENCIAM POSSÍVEIS FUTURAS CALAMIDADES DA MAGNITUDE DA TRAGÉDIA DA BOATE KISS COMO, POR EXEMPLO, AS FALHAS DA LEGISLAÇÃO, A INFRAESTRUTURA E A LOGÍSTICA URBANA, A QUALIDADE DOS EQUIPAMENTOS ETC.


O QUE TUDO ISSO TEM A VER COM VOCÊ, CARO CLIENTE, COMPRADOR DE IMÓVEL, COM VOCÊ QUE É SÍNDICO DE ALGUM CONDOMÍNIO OU PROFISSIONAL DA ÁREA IMOBILIÁRIA? EU ACREDITO QUE TUDO. QUANTAS VEZES VOCÊ, AO COMPRAR UM IMÓVEL TEVE A ATITUDE PREVENTIVA DE PROCURAR SABER SE O TIPO DE MATERIAL EMPREGADO NA CONSTRUÇÃO É REALMENTE ADEQUADO PARA EVITAR UM DANO MAIOR A SUA FAMÍLIA E AO SEU PATRIMÔNIO? QUANTAS VEZES VOCÊ, NO PAPEL DE SÍNDICO DO SEU CONDOMÍNIO, PROCUROU ADOTAR ATITUDES PREVENTIVAS DE FORMA A SANAR POSSÍVEIS FALHAS ESTRUTURAIS E DE MATERIAIS EMPREGADOS , SOB A VISTORIA TÉCNICA DO CORPO DE BOMBEIROS DA SUA CIDADE?  E QUANTAS VEZES VOCÊ, CARO COLEGA CORRETOR DE IMÓVEIS, FOI AGENTE FACILITADOR E EDUCADOR, PERANTE O SEU CLIENTE, PARA ESTAS QUESTÕES QUE SÃO EXTREMAMENTE VITAIS  E PASSAM DESPERCEBIDAS POR MUITOS? 
DE FORMA GERAL, AS INCIDÊNCIAS, MAIS FREQUENTES DE INCÊNDIOS, SÃO VERIFICADAS NAS EDIFICAÇÕES. SÓ PARA EXEMPLIFICAR, UMA DAS CAUSAS QUE AS PESSOAS NÃO SE ATENTAM SÃO OS CURTOS CIRCUITOS GERADOS NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DO IMÓVEL POR EXCESSO DE CARGA. HOJE, NAS RESIDÊNCIAS, É BASTANTE COMUM, O USO DE VÁRIOS APARELHOS ELÉTRICOS PARA FACILITAR O DIA A DIA. CONTUDO, NÃO EXISTE UMA PREOCUPAÇÃO, POR PARTE DAS PESSOAS, EM PROCURAREM UM TÉCNICO ELETRICISTA PARA FAZER O DEVIDO DIMENSIONAMENTO DAS CARGAS DOS INÚMEROS ELETRODOMÉSTICOS.  PORTANTO, SE VOCÊ NUNCA PAROU PARA CONSIDERAR ESTAS QUESTÕES REVEJA A SUA POSTURA COMO COMPRADOR, COMO SÍNDICO OU COMO CORRETOR DE IMÓVEIS QUANDO FOR LIDAR COM IMÓVEIS RESIDENCIAIS OU COMERCIAIS. ATÉ O PRÓXIMO POST!!!!!