sábado, 9 de fevereiro de 2013

Veja Os Riscos Da Devolução Do Imóvel Na Planta




SERÁ QUE VALE A PENA A DEVOLUÇÃO DE IMÓVEL FINANCIADO NA PLANTA PARA A CONSTRUTORA? ESSA É UMA PERGUNTA BASTANTE PERTINENTE PARA QUEM FINANCIOU UM IMÓVEL DURANTE O PERÍODO DA CONSTRUÇÃO E, AGORA OU PELO MOTIVO DE NÃO QUERER MAIS ESPERAR OS CONSTANTES ATRASOS NA ENTREGA DA OBRA OU PORQUE NÃO TEM MAIS CONDIÇÕES DE CONTINUAR ARCANDO COM AS PRESTAÇÕES, DEVE SE FAZER. EXPLICO : NESTE PROCESSO EXISTEM ALGUMAS ARMADILHAS CONTRATUAIS QUE AS CONSTRUTORAS SE UTILIZAM PARA SE FAZEREM VALER PERANTE CADA UMA DESSAS SITUAÇÕES. A MAIS COMUM É A DE "CONCEDER" CONTRATUALMENTE PARA OS ADIMPLENTES A DEVOLUÇÃO PARA OS CLIENTES DE APENAS 40 A 50% DO TOTAL PAGO POR ELES DURANTE O PERÍODO. CONTUDO, PARA OS QUE INGRESSARAM COM UMA AÇÃO NA JUSTIÇA  ESTA JÁ ENTENDEU QUE ESTE VALOR DEVE SER DE 90% , O QUE É UMA DIFERENÇA BASTANTE SIGNIFICATIVA. OUTRA ARMADILHA É A SINALIZAÇÃO PARA OS ADIMPLENTES E INADIMPLENTES DE UM "ACORDO" EM QUE A CONSTRUTORA ACENA COM A PROPOSTA DE DEVOLVER A INTEGRALIDADE DO VALOR PAGO AO CLIENTE NUM SEGUNDO MOMENTO. PORQUE É UMA ARMADILHA? PELO SIMPLES FATO DE QUE QUANDO O CLIENTE COMPROU O REFERIDO IMÓVEL O PREÇO DELE ERA UM E, COM A CONSTRUÇÃO, O PREÇO DESTE IMÓVEL, JÁ DEVIDAMENTE INCORPORADA A VALORIZAÇÃO DO MERCADO, É OUTRO. QUANDO O CLIENTE ACEITA ESTE "ACORDO" ESTE IMÓVEL RETORNA PARA A CONSTRUTORA NOVAMENTE COM UM PREÇO MAIS INTERESSANTE E ELA PODE OFERECER NOVAMENTE AO MERCADO. OU SEJA, VOCÊ, CARO CLIENTE, OFERECEU SEU RICO DINHEIRINHO PARA A CONSTRUTORA A UM CUSTO FINANCEIRO ZERO ,ELA, POR SUA VEZ,  TOCOU A CONSTRUÇÃO DO EMPREENDIMENTO DURANTE UMA PARTE DO PERÍODO, ACONTECEU A VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL, VOCÊ, NUMA ANÁLISE PREMATURA DO CENÁRIO, ENTENDEU QUE A OPÇÃO DA DEVOLUÇÃO INTEGRAL DO VALOR PAGO ERA UM EXCELENTE NEGÓCIO, ELA RETOMA SEU IMÓVEL JÁ VALORIZADO E VOLTA A VENDÊ-LO COM ESSA SOBREVALORIZAÇÃO LUCRANDO PELA SEGUNDA VEZ. QUE BELEZA NÃO É?
QUAL A SAÍDA ENTÃO? PROCURAR O SEU CORRETOR DE IMÓVEIS E VOCÊ MESMO, ATRAVÉS DO REPASSE DO SEU IMÓVEL, GANHAR ESTE DINHEIRO. AFINAL, É JUSTO E LEGÍTIMO QUE ISSO OCORRA, ALÉM DE SER MAIS INTELIGENTE. POR ISSO, O CLIENTE CONSCIENTE NÃO ABRE MÃO DO ACONSELHAMENTO DE UM BOM CORRETOR DE IMÓVEIS E DE UM BOM ADVOGADO QUANDO VAI FAZER QUALQUER NEGÓCIO NA ÁREA IMOBILIÁRIA.
MUITAS VEZES, ESSES PEQUENOS DETALHES PASSAM DESPERCEBIDOS E PODEM GERAR PREJUÍZOS BASTANTE RELEVANTES. POR ISSO EU RECOMENDO SEMPRE QUE O CLIENTE ESTUDE E SE ATUALIZE O MÁXIMO QUE ELE PUDER. NESSE SENTIDO, UMA LEITURA QUE EU CONSIDERO OBRIGATÓRIA É DO LIVRO NEGRO DOS IMÓVEIS. FAÇA O DOWNLOAD E BOA LEITURA. ATÉ O PRÓXIMO POST.