quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Como O Facebook Está Mudando O Mercado Imobiliário De Salvador


A ALGUNS ANOS ATRÁS NINGUÉM PODERIA IMAGINAR, E DIMENSIONAR, O IMPACTO QUE AS REDES SOCIAIS TERIAM NO DIA A DIA DAS PESSOAS E DAS EMPRESAS. COM O PASSAR DO TEMPO, O QUE INICIALMENTE FOI VISTO COMO ALGO SEM MAIORES CONSEQUÊNCIAS, QUASE QUE UMA BRINCADEIRA, FOI ADQUIRINDO CONTORNOS E CARACTERÍSTICAS BEM PRÓPRIOS.
A CONSEQUÊNCIA IMEDIATA, DESSE MOVIMENTO DA WEB 2.0, FOI O FATO DE PESSOAS, SEM MAIORES RECURSOS E PRETENSÕES, PODEREM SE AGRUPAR E COMPARTILHAR NUMA VELOCIDADE, POR ASSIM DIZER ESTONTEANTE, INFORMAÇÕES DE TODA ORDEM. ISSO PARA AS EMPRESAS FOI UMA BOMBA, NA MEDIDA EM QUE ELAS NÃO ESTAVAM PREPARADAS PARA UM MOVIMENTO DESSA MAGNITUDE TOTALMENTE FEITO POR PESSOAS COMUNS. OU SEJA, A HIERARQUIA TRADICIONAL EMPRESA-CLIENTE FOI TOTALMENTE REDESENHADA. AGORA, NESSA NOVA RELAÇÃO, NÃO ERAM MAIS AS EMPRESAS QUEM DITAVAM AS REGRAS DE QUALQUER MERCADO E SIM A GRANDE MASSA ANÔNIMA DAS REDES SOCIAIS.

OBSERVANDO ISSO, COMO AMANTE E ESTUDIOSO DA INTERNET, EM MEADOS DE 2010 UTILIZEI, UMA FERRAMENTA QUE O FACEBOOK DISPONIBILIZA PARA TODOS, MAS QUE MUITO PROFISSIONAL DA MINHA ÁREA, ATÉ ENTÃO, NÃO HAVIA ATENTADO, QUE É A FERRAMENTA DE GRUPOS. A PARTIR DAÍ, NASCEU O PRIMEIRO GRUPO PROFISSIONAL, DENTRO DO FACEBOOK, DE CORRETORES DE SALVADOR : O  REDE DE CORRETORES. QUAL ERA A MINHA INTENÇÃO E O MEU SENTIMENTO NA ÉPOCA? SENTI QUE JÁ ERA A HORA DE REUNIR DE FORMA, CONSISTENTE E ORGANIZADA, PROFISSIONAIS DO MERCADO IMOBILIÁRIO PARA GERAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS E PARCERIAS. PARA TANTO, PARTI DA CONSTATAÇÃO DE QUE SE O CORRETOR DE IMÓVEIS NÃO TRABALHASSE EM REDE, FATALMENTE ELE NÃO TERIA CONDIÇÕES DE SOBREVIVER NO AMBIENTE LEONINO DAS IMOBILIÁRIAS DE SALVADOR E DENTRO DO PRÓPRIO MERCADO.
É EVIDENTE QUE AS GRANDES IMOBILIÁRIAS DE SALVADOR, COMO BRITO E AMOEDO, LOPES E PONTO 4 COELHO DA FONSECA, NÃO GOSTARAM NADA DESSE MOVIMENTO QUE SURGIU DA BASE E PASSARAM A CERCEAR O ACESSO AO FACEBOOK, DENTRO DE SEUS SALÕES DE VENDA, COMO FORMA DE TENTAR CONTER ESTE PROCESSO. 
PORÉM, COM A INICIATIVA DO GRUPO PROFISSIONAL REDE DE CORRETORES, MUITOS COLEGAS CRIARAM TAMBÉM OUTROS GRUPOS DE CORRETORES E A COISA, LITERALMENTE, PEGOU.
COM ISSO, O MERCADO DE IMÓVEIS USADOS DE SALVADOR GANHOU UMA DINÂMICA SEM IGUAL, DENTRO DOS PADRÕES DO ENTÃO MODELO TRADICIONAL DE SE ANUNCIAR, NA MEDIDA EM QUE POSSIBILITOU AOS PROFISSIONAIS DO MERCADO UMA VISIBILIDADE, NUNCA ANTES VISTA, DE QUEM POSSUÍA DETERMINADO IMÓVEL PARA SEU CLIENTE E VICE-VERSA.
HOJE, SÓ PARA EXEMPLIFICAR, NO REDE DE CORRETORES EU, COMO ADMINISTRADOR,  CONTO COM 344 PROFISSIONAIS DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE SALVADOR E VI UMA INFINIDADE DE PARCERIAS E NEGÓCIOS QUE FORAM FEITOS. OU SEJA, "CRIEI" UMA IMOBILIÁRIA VIRTUAL DO PORTE DE UMA BRITO E AMOEDO, EM APENAS DOIS ANOS, SEM FAZER FORÇA NENHUMA.
VOCÊS VEJAM COMO O FACEBOOK MUDOU A FORMA DOS CORRETORES DE IMÓVEIS DE SALVADOR FAZEREM NEGÓCIOS. ISSO É REALMENTE SURPREENDENTE!!! PORTANTO, CARO(A) CLIENTE, DONO(A) DE IMÓVEL, QUANDO VOCÊ NÃO QUISER DAR A EXCLUSIVIDADE DE VENDAS DO SEU IMÓVEL PARA O PROFISSIONAL, REPENSE COM CARINHO ESSA QUESTÃO!!! HOJE COM APENAS UM CORRETOR, VOCÊ PODE TER UMA IMOBILIÁRIA INTEIRA VENDENDO O SEU IMÓVEL!!! VOCÊ, APENAS, NECESSITA SABER DO PROFISSIONAL SE ELE TRABALHA EM REDE. SOMENTE ISSO!!! ATÉ O PRÓXIMO POST!!!